sustentabilidade

O uso da energia solar

O sol é essencial para a vida na Terra e possui um potencial energético enorme, capaz de suprir toda a demanda de energia e ainda sobrar com muita folga! As tecnologias estão avançando cada vez mais e permitindo um melhor aproveitamento da energia solar no nosso dia a dia além de contribuírem para a redução de custos do sistema.

energia solar - casa

Mas afinal, quais são as formas de aproveitamento da energia solar?

Os 2 principais tipos de aproveitamento são:

– Energia solar térmica – mais conhecida por promover o aquecimento de água para utilização nos chuveiros. Outro aproveitamento menos conhecido da energia solar térmica é a geração de energia elétrica, que através do aquecimento da água ou outros fluídos, vai gerar vapor e esse vapor vai alimentar turbinas para geração de eletricidade.

– Energia solar fotovoltáica – é a produção de energia elétrica através da criação de uma corrente elétrica pela radiação solar em materiais semicondutores.

O maior benefício da energia solar é que é uma energia limpa e renovável, sem falar que a radiação solar está disponível para nós todos os dias sem nos cobrar nada por isso!

Para não ficar um post muito extenso, optamos por dividir em 2, nesse vamos explicar mais detalhadamente como funciona o sistema para aquecimento de água e em um próximo o da geração de energia.

ENERGIA SOLAR TÉRMICA

O sistema é composto pelas placas solares (ou coletores solares) e por um reservatório térmico chamado de boiler.

O processo é bem simples: a radiação solar é absorvida pelas placas e o calor captado é transferido para a água que circula no interior das placas, por tubulações de cobre. Após seu aquecimento, a água precisa ser armazenada em um reservatório para que se possa ter um volume de água quente disponível para consumo posterior.

energia solar - esquema

A água fica circulando pelo sistema, para sempre manter a passagem pelas tubulações das placas. Essa circulação normalmente é natural, por termossifão, que significa que conforme a água vai esquentando nas placas, ela fica menos densa que a água fria e tende a subir naturalmente para o reservatório térmico. Para garantir que esse sistema funcione sem bombeamento forçado é necessário que a caixa d’água esteja mais elevada que o boiler e esse mais elevado que as placas solares.

energia solar - sistema

Instalação

As placas normalmente são instaladas no telhado e o ideal é estarem posicionadas para a direção norte, que é a face que recebe maior incidência solar no hemisfério sul.

Vantagens

– Utiliza fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável;

– É uma energia ecologicamente correta, pois não polui;

– Está disponível em todos os lugares;

– Proporcionam economia de energia ou gás;

– Retorno do investimento inicial entre 2 e 3 anos.

Cuidados e manutenção

Os aquecedores solares costumam ter uma durabilidade aproximada de 20 anos, mas para isso são necessários alguns cuidados como fazer a limpeza dos vidros dos coletores 2 vezes ao ano e drenar o sistema ao menos 1 vez ao ano para eliminar as impurezas que se acumulam na tubulação.

Outra dica importante, para lugares que fazem muito frio no inverno é importante a utilização de um fluído anti-congelamento nas tubulações das placas ou estar equipado com um sistema de válvula que elimina a água gelada das tubulações, para evitar que a água congele dentro da placa e danifique o sistema.

Sistema auxiliar

Para garantir que não faltará água quente, é importante a instalação de um sistema de aquecimento auxiliar, como o elétrico e o à gás, isso para aqueles dias quando recebemos visitas e o número de banhos aumenta ou quando passamos por vários dias nublados e chuvosos, que diminuem a capacidade de aquecimento.

Até o próximo post!

Imagens: Dasol, Labee

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s